Ambientes Virtuais para Arquitectura, Eng. & Construção

Curso

Curso de 12H

Aprenda a transformar modelos 3D em ambientes que mostram o projeto de forma verdadeiramente imersiva usando a plataforma de jogos Unity e o Oculus Rift.

Lisboa – 2 e 3 Junho

O centro de investigação ISTAR do ISCTE-IUL trabalha há mais de dez anos em BIM, Realidade Virtual e Aumentada aplicada à Arquitectura desenvolvendo ferramentas próprias e comerciais.

Arquitectura, Eng. & Construção

Formadores com experiência de projeto, obra, investigação e ensino que dominam cada passo do processo. Acesso ao grupo de Linkedin após a finalização do curso para networking e esclarecimento de dúvidas com os formadores.

PROGRAMA

Na apresentação de projectos de Arquitectura a Realidade Virtual e Aumentada dão ao utilizador uma noção do espaço muito mais completa que o melhor render. Usando softwares e equipamentos acessíveis podem-se criar ambientes imersivos navegáveis, a partir dos modelos tridimensionais desenvolvidos para o projecto. A Realidade Virtual é usada tanto na concepção e desenvolvimento do projecto como na apresentação ao cliente.

Este curso aborda a criação de ambientes de Tealidade Virtual imersiva a partir de modelos BIM usando a plataforma de criação de jogos Unity e os equipamentos Google Cardboard, Oculus Rift e Microsoft HoloLens. Destina-se a projectistas, desenhadores e modeladores já familiarizados com a modelação tridimensional.

O curso tem um dia e meio de duração (12h) e é lecionado por docentes do Mestrado Integrado em Arquitectura e investigadores do grupo Digital Living Spaces do centro de investigação ISTAR-IUL, que conta com mais de dez anos de experiência na área da arquitectura e computação gráfica. Vamos apresentar a metodologia para gerar desde um modelo navegável simples até uma imersão sofisticada que inclui som, clima, vegetação, manipulação de objectos, avatares com inteligência artificial.

Descrição

Equipa

Curso lecionado por profissionais da Indústria da construção com prática de projeto, obra, investigação e ensino.

Ricardo Resende

Eng.º Civil
Eng. Civil e MSc em Estruturas pelo IST, PhD pela FEUP, tem mais de 15 anos de experiência em modelação numérica e programação para a construção. As principais áreas de trabalho e investigação são modelação BIM aplicada à gestão de edifícios, programação para Revit, Realidade Virtual imersiva e digitalização 3D low-cost.

Ricardo Miguel

Arquitecto
Arquiteto pelo ISCTE-IUL com dissertação de mestrado em “Realidade Aumentada aplicada ao processo de projeto em Arquitetura”. Atualmente é Bolseiro de Investigação no ISTAR-IUL, tendo experiência em modelação 3D para visualização em Realidade Virtual Imersiva e Realidade Aumentada. Tem também como área de trabalho e de investigação a modelação BIM.

Sara Eloy

Arquitecta
Arquiteta pela FAUTL e PhD pelo IST. As principais áreas de trabalho e investigação são relacionadas com tecnologias de apoio ao projeto de arquitetura, nomeadamente gramáticas da forma, modelação tridimensional, realidade virtual imersiva e aumentada. Investiga ainda na avaliação da satisfação dos utilizadores relativamente ao espaço construído.

INSCRIÇÃO

TabelaPreços

*Preço Early Bird: para pagamentos efetuados até 12 de Maio.

Isento de IVA ao abrigo do artº9 do CIVA.
Despesa dedutível como educação no IRS 2017.

Fale Connosco

Quer receber as nossas novidades?

Insira aqui o seu e-mail. Prezamos a sua privacidade tanto como a nossa, não enviamos SPAM!

Receber Novidades